quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Inhoque Especial





Inhoque  Especial - O Melhor
Ingredientes para 4 porções
- xícara medidora de 240ml

1 kg  de batatas Asterix (aquela da casca cor-de-rosa), bem lavadas, ainda com as cascas
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo
3 gemas
1 ½  a 2 xícaras  de chá de farinha de trigo + farinha extra para enrolar o nhoque
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado bem fininho
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
1 colher de sopa de manteiga sem sal, derretida
1 colher de sopa rasa  de sal
¼ colher de chá de pimenta do reino moída na hora

Preparo
Cozinhe as batata em bastante águas. Quando cozidas , escorra e reserve.
Espere amornar para poder manusear com segurança não deixe as batatas esfriarem demais ou as proteínas dos ovos não se unirão às batatas, fazendo com que o nhoque esfarele e não dê o ponto). Passe-as pelo espremedor e coloque em um vasilhame grande.. 
Incorpore às batatas ainda quentes  os ovos, o queijo parmesão, o azeite, a manteiga, o sal, a pimenta e 1 ½  xícara de chá de farinha de trigo.  Verifique o ponto da massa para ver se precisa de mais farinha. Mexa a massa suavemente até ficar homogênea – não mexa demais ou o nhoque ficará duro. Sobre uma superfície levemente enfarinhada, forme uma bola com a massa – caso a massa esteja ainda úmida demais, incorpore um pouquinho de farinha de trigo.

Trabalhando rapidamente, divida a massa em 6 partes iguais. Com as palmas das mãos, role cada porção de massa formando um cilindro de aproximadamente 30cm de comprimento. Corte cada cilindro em porções formando os nhoques e transfira-os para uma assadeira grande levemente polvilhada com farinha – arrume-os lado a lado em uma única camada. Cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo e seco para que os nhoques não ressequem.

Para cozinhar o inhoque: encha uma panela grande com água e deixe ferver. Salgue a água. Coloque os nhoques na água em levas e cozinhe até que eles boiem (1-2 minutos). Aguarde 1 minuto e retire-os da água com uma escumadeira  e coloque pos diretamente no molho.


Nenhum comentário: