sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prime Rib

Prime Rib é um corte oriundo da costela do boi e é considerado a parte mais saborosa da costela. Vindo dos Estados Unidos, o Prime Rib ganhou o paladar do brasileiro e é encontrado em restaurantes mais finos de todo o país. O segredo do bom corte está na compra. Você deve comprar em um açougue de procedência e padrões de qualidade. A carne nobre é extraída e, com um único boi, é possível tirar de três a quatro pedaços apenas de Prime Rib.

O tempero universal para as carnes continua sendo o sal grosso, podendo ser triturado. JAMAIS USAR SAL REFINADO (sal de cozinha). É só deixar a carne descansando por dez minutos com o sal e grelhar.

Outra dica importante é virar a carne somente uma única vez.







PRIME RIB
Mix de sal
4 colheres de sopa bem cheias de sal grosso
30 gr de pimenta do reino preta em grãos
30 gr de pimenta do reino branca em grãos
10 gr de alecrim picado
10 gr de tomilho picado
8 dentes de alho
5 gr de pimenta malagueta
5 gr de orégano
15 gr de açúcar
Nóz moscada a gosto

Prime Rib
2 costelas de prime rib com osso de 750 gr cada
2 colheres de sopa de azeite
2 cebolas roxas fatiadas
2 dentes de alho
Ramos de alecrim e tomilho a gosto
8 colheres de sopa de manteiga

Preparo
Em um recipiente, misture o sal grosso, a pimenta do reino branca e preta amassadas, a pimenta malagueta, o orégano, o açúcar e a nóz moscada ralada, o alecrim, o tomilho picados, 4 colheres de sopa de manteiga derretida e 2 colheres de sopa de azeite..
Deixe o prime rib marinar nessa mistura por 10 minutos.

Retire o excesso de temperos e em uma frigideira esquente uma boa quantidade de manteiga e um fio de óleo em fogo médio-alto. Coloque a carne, frite cada lado por cerca de 2-3 minutos. Enquanto isso, vá jogando a manteiga derretida em volta da peça para selar os lados também.
Reserve.

Cubra a carne com a marinada, e leve ao forno por 10 minutos (mal passada), por 15 minutos (ao ponto) e 20 minutos (bem passada).

Nenhum comentário: