domingo, 26 de agosto de 2012

Cachorro Quente e Linguiças

Ingredientes

 4 pães de cachorro quente ou pão francês
8 linguiças de sua preferencia
1 pacote de batata chips para acompanhar
Mostarda amarela ou preta


Môlho
Ingredientes
1 cebola grande ralada
3 dentes de alho amassados
1 pimentão verde em fatias finas
1 pimentão vermelho em fatias finas
3 cebolas grandes fatiadas
6 tomates sem sementes picados
1 lata de molho de tomate refogado
1 molho de cheiro verde picado
1 tablete de caldo de “Bacon” esfarelado
1 copo americano de água
3 colheres de sopa de óleo e sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de mostarda (opcional)

Preparo da linguiça
Fure totalmente as linguiças com um palito ou garfo
Ferva as linguiças em panela com água para tirar o excesso de gordura
Escorra as linguiças e frite-as em óleo de milho ou canola.

Preparo do molho
Rale a cebola e refogue junto com o alho no óleo.
Junte os pimentões e refogue até amaciar. Se necessário acrescente um pouco de água.
Acrescente as cebolas fatiadas e deixe murchar.
Acrescente os tomates picados e após refogá-los junte o molho de tomate.
Junte o açúcar para eliminar a acidez.
Acrescente a mostarda se for de seu gosto.
Dissolva o tablete de caldo de “Bacon” em um copo americano de água e junte ao refogado.
Tempere com sal e o cheiro verde picado.

PRINCIPAIS TIPOS NO BRASIL:

http://gourmetbrasilia.blogspot.com.br/2011/04/linguica-e-definida-por-lei-no-brasil.html
Fonte: Preparo e Conservação de tripas para Embutidos e Como Fabricar Lingüiças (Revista Nacional da Carne – 1993).


Toscana - Para o churrasco, um dos eventos que motivou essa conversa, e também para comer em casa no dia-a-dia, é melhor a lingüiça toscana. Ela é feita com ervas finas, tem de ter carne de porco, pode ser só de pernil (fica mais magra) e são próprias para churrascos (principalmente as mais gordas). Geralmente tem um toque de pimenta.

Calabresa - A lingüiça calabresa é mais gastronômica. Geralmente feita com cubos de carne suína magra, toucinho e temperada com pimenta-calabresa. É o tempero que dá nome a essa lingüiça. Geralmente se recheia a tripa da calabresa com carne e gordura suínas, moídas ou picadas. Além da pimenta, ela leva sal, especiarias e conservantes. Elas também podem ser defumadas antes da venda. A lingüiça calabresa dá muito sabor e aroma à comida. Quando as lingüiças calabresas são mais curadas, elas servem para incrementar o feijão, sopa de ervilhas e lentilhas, coberturas para pizza e cozidos com outras carnes. Já a calabresa fresca, é um dos melhores acompanhamentos como aperitivo, fritas e aceboladas, ao lado de um chope gelado ou um bom vinho tinto jovem.

Portuguesa - A lingüiça portuguesa, também conhecida como transmontana, é feita de carne suína, toucinho suíno, aves e temperos como pimenta e sal. Geralmente elas são cozidas e defumadas, e ficam muito bem com ensopados, no feijão, picada e cozida no molho de tomate para macarrão, no feijão de tropeiro.

Paio - O paio é o charme da feijoada. O paio é mais gordo, feito com carnes suína e cerca de 20% de carne bovina . Pode ser curado, que é a forma mais comum de ser encontrado em ou adicionado de ingredientes como temperos e defumado.

OUTROS TIPOS DE LINGÜIÇA:
Lingüiça simples – Carne suína paleta ou retalho, temperada com sal, pimenta-do-reino, pimenta malagueta, alho fresco e noz-moscada.

Lingüiça de frango – Carne de frango, pele de frango, sal, alho moído, pimenta-branca moída e aji-no-moto (foto).

Lingüiça defumada – Carne suína (paleta ou retalho), carne bovina, toucinho, condimento para lingüiça, sal, alho fresco, pimenta-preta fina, açúcar, noz-moscada, pimenta Jamaica.

Lingüiça-de-toulose - Carne de porco magra, toucinho, sal, açúcar refinado.

Lingüiça frescal para churrasco - Carne suína, toucinho, água gelada, polvilho-doce, sal, krakoline, pó- húngaro, fixador A- 80, aji-no-moto; pimenta-do-reino moída, alho moído, noz-moscada.

Lingüiça-baiana - Carne suína, toucinho, uva-passa preta, sal, pimenta-branca, pimenta-preta-da-jamaica, gengibre; noz-moscada em pó, canela, cravo-da-índia. Tem que defumar.

Lingüiça-italiana - Carne suína, sal, pimenta-branca moída, erva-doce, páprica moída, coentro moído, pimenta vermelha suave.

Lingüiça-açoreana - Carne suína magra, carne bovina, toucinho, sal, cominho moído, pimenta-do-reino, alho em pó, pó- húngaro, pimenta-jamaica moída, aji-no-moto, água gelada.

Lingüiça-do-campo - Carne de porco (paleta ou pescoço), toucinho, sal, açúcar, pimenta moída, pó-das-quatro especiarias (pimenta, piri-piri, canela, cravinho), vinho tinto.


Lingüicinhas-alemãs - Carne de porco, toucinho, sal, pó-das-quatro-especiarias, pimenta moída, salitre.

Lingüiça com champanha - Carne de porco magra, toucinho, trufas, sal, pó-das-quatro-especiarias, pimenta-branca moída, ovos frescos, champanha. Pra fazer imediatamente após o abate do porco.

Lingüiça-espanholas - Carne de porco magra, toucinho, uva-passa, sal, pó-das-quatro-especiarias, pimenta-de-caiena.

Lingüiça-polonesa - Carne de porco magra, toucinho, sangue de boi, sal, pimenta-do-reino, pimenta-de-caiena, cravo-da-índia.

Lingüiça ao cominho - Carne suína de paleta e pescoço, carne de boi, toucinho, cominho moído, sal, pimenta-do-reino moída, salitre, alho, pimenta-de-caiena.


Lingüicinhas de fígado de porco - Carne de pernil suíno, fígado de porco, toucinho, cebola, sal, pimenta-do-reino moída, pó-das-quatro-especiarias, água quente. É preciso retirar a membrana que envolve o fígado e moer a peça
numa textura fina.








Nenhum comentário: