sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Simplesmente Delícia

Por : Flávia Pantoja
receita do Pierre Hermé

ingredientes

¾ copo de amêndoas (125 gramas)
4 colheres de sopa de açúcar (50 gramas)
1 colher de sopa + ½ colher de sopa de água
180 gramas de manteiga derretida, a temperatura ambiente
½  + 1/3 de copo de açúcar (165 gramas)
4 ovos
150 ml de leite
1/2 copo raso de cacau em pó (40 gramas)
1 copo +1/4 copo de farinha de trigo (180 gramas)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
¾ copo de chocolate meio-amargo, picado
½ copo de avelãs
½ copo de amêndoas
½ copo de cerejas marasquino escorridas e picadas

Preparo

1. No processador, triture bem a primeira quantidade de amêndoas, até formar uma farinha grossa. Reserve. Ponha o açúcar e água numa panelinha e leve ao fogo. Deixe ferver uns 5 minutos até formar uma calda (se você tiver um termômetro de cozinha, o ideal é a calda atingir 105º graus). Bem devagar, derrame a calda quente na farinha de amêndoas e mexa com um garfo até formar uma pasta. Reserve a pasta de amêndoas.
2. Pré-aqueca o forno a 180º graus. Forre uma forma retangular de 28 cm por 11 cm com papel -manteiga, unte de manteiga e polvilhe de farinha. Reserve. Ponha as amêndoas (segunda quantidade) e as avelãs num tabuleiro e leve ao forno por 8 a 10 minutos. Elas tem de estar levemente tostadas mas cuidado para não deixar queimar. Retire do forno. Ponha as avelãs numa toalha de cozinha, e esfregue bem as avelãs no pano para retirar o maximo das peles das avelãs. Pique avelãs e amêndoas grosseiramente e reserve.
3. Numa vasilha, peneire a farinha, o fermento em pó e o cacau. Reserve.
4. Na vasilha da batedeira, usando a pá, bata bem o açúcar e a pasta de amêndoas. Adicione os ovos um por um, batendo bem entre cada um. Quando os ovos estiverem todos incorporados, troque a pá da batedeira pelo balão e bata por mais uns 10 minutos. A massa tem que aumentar de volume e ficar bem mais clara.
5. Diminua a velocidade e adicione o leite, bem devagar, até estar totalmente incorporado a massa. Faça o mesmo com a farinha e o cacau até a mistura estar homogênea. Pare a batedeira e adicione com uma espátula as amêndoas, as avelãs, as cerejas picadas e o chocolate picado. Misture com cuidado, levantando a massa de baixo para cima para adicionar os ingredientes sem perder o volume da massa. Adicione por fim a manteiga derretida e misture da mesma forma. Entorne na forma preparada e leve ao forno por 55 a 60 minutos ou até uma faca sair seca do centro do bolo.
6. Deixe esfriar uns 10 a 15 minutos em cima de uma grelha antes de retirar da forma. Esse bolo fica melhor feito de véspera, para os sabores se mesclarem


Nenhum comentário: