sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Paté de Camarão 02

  Ingredientes

1 kg de camarões limpos
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cálice  de brandy ou whisky
1 cálice de vinho do Porto
250 g de creme de leite fresco
4 ovos
Sal
Noz-moscada
Molho inglês
Piripiri ou outra pimenta do seu  gosto (q.b.)
2 colheres de sopa bem cheias de gelatina branca em pó

Para decoração

Folha de alho porro
Raminhos de salsa
Tostas de pão

Preparação

Coza normalmente os camarões e descasque-os. Não deite fora a água da cozedura pois irá precisar desta. Bata as cascas no liquidificador e leve a cozinhar. Caldo apurar e reduzir para intensificar o sabor.
Coe o caldo em peneira fina.

Em uma frigideira, coloque 2 colheres de sopa de manteiga e deixe derreter, junte a farinha de trigo e mexa bem. Junte o caldo coado (0.5 litro),  o creme de leite, a polpa de tomate e uma colher de sopa  bem cheia de gelatina branca. Deixe levar a fervura e retire. Junte os camarões descascados (separe algumas para decorar). Com um processador manual transforme tudo até ficar um creme consistente e misture 4 ovos batidos. Tempere com o sal, noz moscada, piripiri, molho inglês e um cálice de brandy ou whisky.

Numa terrina devidamente untada com manteiga coloque o creme e deixe-o cozer no forno durante 40 minutos.

Depois de cozido deixe esfriar. Coloque a outra colher de gelatina num tigela e junte uma xícara de chá de água quente. Mexa muito bem, tempere com sal e vinho do Porto e coloque sobre a forma com o paté.. Deixe esfriar e leve ao frigorífico até a gelatina solidificar.
Desenforme e decore com tirinhas de folhas de alho francês ou raminhos de salsa, tiras de pimentão vermelho e verde e algums camarões graúdos.
Sirva com torradas. 

Nenhum comentário: