quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Files de Peixes Badejo À Fiorentina

Molho Branco (variação do Bechamel)
Ingredientes
01 litro de leite integral
1/2 cebola descascada
01 folha de louro
1/2 noz moscada ralada
150 gramas de manteiga sem sal
150 gramas de farinha de trigo
01 cebola roxa (bem picadinha)
04 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal  a gosto
Pimenta do reino branca moída na hora a gosto
02 xícara de chá de espinafre passado na água fervente com sal, espremido e bem picado.)

Preparo
Coloque o leite em uma panela e o tempere com a 1/2 cebola, a 1/2 noz moscada ralada na hora e a folha de Louro, 02 giros no moedor de pimenta, deixe ferver e reserve.

Em outra panela derreta a manteiga, coloque a cebola picadinha e o espinafre picado até quase dourar, tempere com sal (pouco pois o queijo parmesão já é salgado) e pimenta do reino moida na hora, mexa bem e coloque a farinha de trigo (diminua o fogo) continue mexendo sem parar até que forme uma bola e que solte completamente da panela, mexa ainda por mais um minuto e coloque o leite reservado (já coado para reter a folha de louro e os pedaços de cebola) e continue mexendo até engrossar, desligue o fogo e coloque as 04 colheres de sopa de queijo parmesão, mexa bem até incorporar e reserve.

Peixe
Ingredientes
04 filés de badejo com a pele
05 colheres de sopa de manteiga
05 colheres de sopa de azeite
02 colheres de sobremesa de alcaparras
01 cálice de vinho madeira (ou Izidro R)
Pimenta do reino branca moida na hora qb
Sal a gosto
01 colher de sopa de farinha de trigo para empanar (só sujar) o peixe

Preparo
Temperar os filés de peixe com sal e pimenta do reino . Reservar.
Aquecer bem uma frigideira e adicionar  1 colher de sopa de azeite e 01 colher de sopa de  manteiga para cada filé de peixe. Passar o peixe na farinha de trigo, remover o excesso e fritar ligeiramente na frigideira. Reserve.

Coloque mais um pouco de manteiga e azeite na panela onde os filés foram fritos e vamos deglaçar a frigideira com as alcaparras e o cálice de vinho madeira (atenção, o caldo resultado dessa mistura nós vamos misturar com o molho branco já pronto e reservado).

A Banana
Ingredientes
02 bananas maduras (nanica ou maçã)
01 colher de sopa de manteiga sem sal

Preparo
Descasque e corte ao meio no sentido comprido, em uma frigideira anti aderente com um pouco de manteiga, doure as fatias dos dois lados.

Montágem
Untar uma travessa com o restante da manteiga (ou um pouco do molho branco, fazendo um berço para os filés) e colocar os filés, cada um com uma fatia da banana dourada por cima. Acrescentar o molho branco por cima de cada filé. Leve ao forno para gratinar, servir em seguida, acompanhado de arroz branco ou arroz com passas.

Nenhum comentário: