terça-feira, 17 de março de 2015

Filé Chateubriand Com Batatas Châteaux e Sauce Roti





Ingredientes
400g de filet mignon à moda Chateubriand (filet bem alto/6 a 7 centímetros e o peso oscila de 350 a 500 gramas)
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho bem picadinho
1/2 xícara de chá de champignons laminados ou inteiros
1/4 xícara de chá de conhaque (pode usar  vinho tinto)
1 xícara de chá de molho demi-glace (caldo de carne e vegetais)
Ervas para aromatizar e decorar (alecrim, tomilho, salsinha)
Sal, azeite e pimenta do reino a gosto
 Batatas Châteaux4 batatas inglesas inteiras descascadas e torneadas
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
Sal, pimenta do reino e salsinha fresca (bem picadinha) o quanto baste
  Preparo- Temperar a carne com um fio de azeite, sal e a pimenta do reino moída. 
- Numa frigideira de fundo grosso bem quente, colocar a carne. Dourar rapidamente por 5 segundos de cada lado. Não furar nem espremer o filet. Retirar a carne da frigideira. Colocar um pouco de manteiga (cerca de 1 colher de sopa).
- Voltar a carne para a frigideira e deixar dourar na manteiga por 4 a 5 minutos de cada lado. Retirar e reservar aquecida.
- Na mesma frigideira ainda com manteiga, dourar rapidamente o alho e os champignons laminados. Flambar com conhaque e acrescentar o molho demi-glace. Se usar vinho tinto, não precisa flambar. Deixar encorpar (se desejar, acrescentar uma colher de sopa de requeijão cremoso). Acertar os temperos com sal, pimenta do reino e ervas frescas bem picadinhas. Reservar.
 - Batatas Châteaux: cozinhar as batatas em água e sal até ficarem macias, porém firmes. Numa  frigideira dourar a manteiga e o azeite. Acrescentar a salsinha, sal e pimenta do reino. Na hora de servir regar as batatas com este molho, se necessário, polvilhar flor de sal. Servir quente!
 Curiosidade 1: o  Chateubriand é um corte único feito na cabeça do filet mignon, pode servir 2 pessoas, mas deve ser preparado a peça inteira (200g no mínimo), o que resulta em uma carne com laterais bem coradas e com o seu centro suculento e tenro. Se preferir a carne bem passada, basta assá-la em um forno pré-aquecido 180 graus por cerca de 10 a 12 minutos. Depois da carne pronta, se desejar, divida o Chateubriand em 2 porções.
 Curiosidade 2: esta receita foi criada em Paris por Pierre de Montmirail, cozinheiro do gastrônomo, diplomata, poeta e grande escritor francês François-René-Auguste de Chateaubriand, visconde de Chateaubriand (1768-1848), um dos pioneiros do romantismo literário na França e carnívoro voraz. Em momento inspirado, o profissional do fogão teria inventado uma variação de filé, dando-lhe o nome do patrão.
 Curiosidade 2: Variações de cortes de carnes e sua utilização: CHATEAUBRIAND - é um bife bem alto, feito de filé mignon, pesa cerca de 200 a 250g.
TORNEDOR - é um pouco mais baixo que o chateubriand, feito de
contrafilé, pesa cerca de 180g.
ESCALOPINHO - também é um filé mignon, só que bem pequeno. Pesa
+/- 50g.
BIFE COMUM - feito de aba de alcatra ou coxão mole que chega a
pesar 200g.
EMINCE - corte da carne em fatias estreitas e finas, muito usado no strogonoff.
PICADINHO - corte em pedaços pequenos que depois de dourados na gordura são cozidos e temperados.
MEDALHÃO - corte de carne de formato redondo ou oval e espessura média, pesa cerca de 110 a 120g. Pode ser envolvido em bacon e depois grelhado.
PAILLARD - corte de carne fino e batido até ficar com espessura de 1/2 cm e 20 cm de diâmetro. Pode ser grelhado rapidamente para não ressecar.

Nenhum comentário: