quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pernil de Cordeiro

Gigot d'Agneau




Este é considerado o prato mais popular de toda a França, segundo as pesquisas. É feito em várias regiões e é o simples pernil de cordeiro assado. O mais caro e famoso cordeiro é o "pré-salé", criado em zonas perto do mar como a PROVENCE e fica naturalmente meio salgado, pois ele come o pasto com sal do mar levado pela brisa. O nome GIGOT vem de um instrumento musical, GIGUE, que tem forma semelhante. Esta é uma receita prática e funcional. Veja como fazê-lo:

Ingredientes

1 pernil de cordeiro pequeno, de 1 ½ a 2 quilos.
200 gramas de manteiga
1 colher de sopa de salsa picadinha
1 colher de sopa de cebolinha
1 colher de café de herbes de Provence
1 boa colher de sopa de sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto 
1 cebola pequena picada 
4 dentes de alho picados 
1 xícara de chá de vinho branco seco (tipo Madeira ou Porto) 

Preparo:
O pernil deve ser temperado de um dia para o outro.
 Primeiro faça uma manteiga composta com a mesma à temperatura ambiente, a cebolinha, a salsinha, herbes de Provence, sal, cebola, alho e pimenta-do-reino. Misture bem tudo com um garfo e depois, passe esta manteiga preparada no pernil, ficando uma camada espessa. Embrulhe no papel de alumínio para conservar o tempero e reserve até o dia do preparo.
Esquente o forno bem forte. 
Na hora de preparar, retire o papel de alumínio aproveitando toda a manteiga que tenha ficado grudada nele, coloque-o numa assadeira e leve-o ao forno. 
Depois de 10 minutos, baixe o fogo e asse durante 40 a 45 minutos, para obter um pernil mal passado como os franceses gostam. Calcula-se 15 minutos para cada meio quilo, ou 20 minutos para cada meio quilo se preferir um pernil mais bem passado.
Retire-o do forno e deixe o assado descansar um pouco para que o suco se espalhe por toda a peça.
Enquanto isso prepare o molho, raspando bem a assadeira e coando o suco do assado numa panela pequena. Junte o vinho e leve ao fogo forte para reduzir um pouco.
Sirva o cordeiro com batatas, arroz e farofa.

Nenhum comentário: