sábado, 25 de agosto de 2012

Paté de Galinha tipo "Foie Gras"

 Publicado por chefmarcelorodrigues 

Ingredientes para uma forma de bolo inglês de 500 ml

250 g de fígado de galinha limpo
200 ml de leite integral
200 ml de água fria
1 colher de café de sal
50 ml de vinho Madeira (licoroso)
50 ml de vinho do Porto
1/2 cebola pequena em fatias
2 ramos de tomilho
1 dente de alho esmagado inteiro
40 ml de conhaque
200 g de manteiga sem sal
2 unidades de ovos caipiras
1 colher de chá de sal
Pimenta-do-reino moída a gosto
Geléia de frutas vermelhas e torradinhas para servir

Preparo

1. Coloque os fígados num refratário e junte o leite, a água e o primeiro sal. Deixe coberto com filme plástico na geladeira por 6 horas.
2. Escorra, enxague e segue os fígados em papel toalha. Limpe-os muito bem, retirando todas as gordurinhas, veinhas e pontos escuros. Pese 250 g, reserve.

3. Coloque o vinho Madeira, vinho do Porto, a cebola fatiada, o tomilho e o alho numa frigideira e deixe ferver até quase secar. Junte o conhaque e aqueça só até ferver, apague o fogo, descarte o tomilho e reserve.

4. Forre uma forma de bolo inglês retangular de 500 ml com filme plástico.
5. Derreta a manteiga e deixe esfriar.

6. Transfira o fígado para o liquidificador bata por 30 segundos. Junte a redução de bebidas com a cebola e o alho e bata junto com o fígado por 10 segundos. Junte os ovos 1 a 1 e adicione a manteiga em fio batendo sempre. Tempere com sal e pimenta-do-reino e coe a mistura na forma preparada.

7. Leve para assar em banho-maria por 40 minutos na graduação mais fraca do forno. Importante não deixar o patê "suflar". Se isso começar a acontecer, abra a porta do forno e deixe-o esfriar um pouco.
8. Para saber se está assado, dê um tapinha na superfície do patê, tem que estar com a mesma textura de gelatina. Retire do forno e do banho-maria e deixe esfriar completamente. Embrulhe em papel filme e deixe na geladeira por 2 horas antes de servir.
9. O patê de fígado combina com geléias, compotas e frutas frescas como figos.


Nenhum comentário: