sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Torta de Camarão com Massa Folhada

Ingredientes para 1 torta média para 3 pessoas; (diâmetro da forma: 24cm)
Alessandra - Pilotando um Fogão

1 dente de alho;
2 tomates sem pele;
sal a gosto;
1/2 colher de sobremesa de açúcar;
salsinha a gosto;
1 xícara de cogumelo shitake seco;
150g de cream cheese;
azeitonas a gosto;
250g de camarão pré-cozido;
farinha para engrossar o molho (se necessário);
300g de massa folhada pronta;
1 ovo para pincelar sobre a massa; (para dourar)

Preparo
Coloque o alho, os tomates, o sal, o açúcar e o cream cheese no liquidificador e bata até ficar um creme homogêneo.
Em uma panela, leve o molho ao fogo baixo, e acrescente as azeitonas, e o cogumelo shitake já hidratado (ver instruções no rótulo). Quando levantar fervura, acrescente os camarões e aí verifique a necessidade de engrossar ou não o creme. Eu tive que usar 2 colheres de farinha para engrossar, mas tenha muito cuidado na hora de colocar a farinha, se você colocar tudo de uma vez, vai ficar tudo embolotado (grumos), o certo é ir peneirando aos pouquinhos e mexendo sempre.
Depois de acrescentar o camarão, não deixe cozinhar mais do que 2 ou 3 minutos, pois o camarão endurece e fica ¨borrachudo¨.
Quando desligar o fogo, acrescente a salsinha picada a gosto e mexa bem.
Para montar a torta, existem várias maneiras.
Uma delas é como eu fiz, forrando uma forma de fundo removível, já untada com margarina ou manteiga, forre o fundo e as laterais. Aí você coloca o recheio, e por cima coloca a outra parte da massa folhada, cortando as beiradas com o próprio dedo e apertando um pouco. Aí é só pincelar o ovo batido sobre a massa para dourar.

A outra maneira de montar é comprar 2 discos de massa folhada para pastelão. Você unta uma forma de pizza, com manteiga ou margarina, coloca um dos discos, e sobre esse coloca o recheio. O outro disco, você usa para cobrir o recheio. Para fechar, você pode umedecer um pouquinho as bordas da massa e apertar com os dedos, fechando bem. Ou pode usar um garfo e fechar como pastel. Coloque o ovo batido e leve ao forno.
Asse em forno médio (200ºC), por aproximadamente 60 minutos.
Sirva a seguir.

Nenhum comentário: