sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Camarão em molho de moqueca, arroz de castanha de caju e farofa de maracujá

"Dica do Chef" no Jornal O POVO
Leo e Bia

Ingredientes para 3 porções
1 kg camarões VG  (aprox. 12 camarões)
2 cebolas grandes fatidas
1/2  pimentão amarelo picado
½ pimentão vermelho picado
½ pimentão verde picado
4 colheres de sopa de castanhas de caju
1 colher de sopa de coentro picado
2 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de alho poró
2 folhas de louro
1 dose de cachaça
Óleo de canola ou milho
Azeite
Azeite de dendê
Leite de coco
Manteiga
Farinha de mandioca
Suco de 2 maracujás sem sementes
Castanha de caju quebrada
Arroz branco cozido soltinho.
Sal e Pimenta do Reino


Preparo

Arroz de Castanhas
Arroz refogado no óleo, água (duas medidas de água para uma de arroz), sal. Cozinhe semi-tampado, quando secar, desligue o fogo e mantenha tampado por mais alguns minutos. Solte com um garfo e ele ficará soltinho. Quebre as castanhas de caju enroladas num pano com um rolo de macarrão e acrescente ao arroz.

Farofa de maracujá.
Coloque o suco de maracujá numa panela, e acrescente 4 colheres de sopa de manteiga e deixe derreter, misturando ao suco. Jogue 300 g de farinha de mandioca e misture bem, até ficar sequinha. Corrija o sal, pimenta do reino e reserve.

Camarões
Quando descascar os camarões, deixe a pontinha da cauda. Depois, com uma faca bem afiada, faça um corte raso nas costas do camarão, para tirar o fio preto que passa nessa região (tubo digestivo). Tempere com sal e pimenta do reino.

Caldo de camarão.
Junte numa panela: 1,5 litro de água, as cascas e as cabeças dos camarões, 1 cebola em cubinhos, 1 dente de alho, a cenoura em cubinhos, o alho poró (higienizado) em rodelinhas e as folhas de louro. Deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 2 horas e coe. Reduza até ter meio litro de caldo bem concentrado. Separe 200 ml e congele o resto para outras receitas.

Molho de moqueca.
Aqueça 1 colher de sopa de azeite de dendê. Refogue 1 cebola picada, 1 dente alho picado e depois acrescente os pimentões. Junte 200 ml do caldo de camarão concentrado e 50 ml de leite de coco e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta do reino.

Aqueça uma frigideira, acrescente o azeite e salteie rapidamente os camarões, sem cozinhar demais. Jogue a dose de cachaça e flambe. Jogue salsinha picada por cima.

Agora é só servir os camarões com o molho de moqueca por cima, o arroz e a farofa. Bom apetite.


Nenhum comentário: