domingo, 11 de novembro de 2012

Pizza Especial



Update: essa pizza da foto, em especial, teve participação de pessoinhas muito queridas como Anna (do Ideias), Montaheiro o aniversariante e dos novos amigos: Julia, Lusenalto, Lucila e Rodrigo. Todos colocaram a mão literalmente na massa e fizeram todo o preparo ficar muito mais gostoso


Ingredientes
30 gr de fermento químico
500 ml de leite morno
1 kg de farinha de trigo
110 ml de óleo de milho ou girassol
2 colheres de sopa rasas de sal
1 colher de sopa rasa de açúcar

Para começar você vai dissolver 30g de fermento em pó em 500 ml de leite morno (o rafa gosta de bater rapidamente com o mixer para ficar bem misturado). Em uma vasilha grande, você vai colocar a 1k de farinha e fazer um buraco no meio para ir adicionando o leite fermentado. Misture bem com a ponta dos dedos e então coloque 110 ml de óleo (de milho ou girassol) e amasse bem com as mãos (o calor das mãos ajuda na fermentação da massa). Misture então 2 colheres de sopa de sal rasa e 1 colher de sopa rasa de açúcar (que é o q deixa a massa crocante e dourada) e comece a sovar a massa.

Transporte a massa para um espaço já polvilhado com semolina de trigo ou farinha de trigo.
Sove bem a massa, amassando, batendo, socando já que quanto mais a massa é trabalhada mais leve ela fica.

Quando a massa não grudar mais nas mãos é hora de deixa-la descansar numa vasilha grande por cerca de 3 a 4 horas, fazendo um corte no seu centro para que ela possa oxigenar. Cubra com um pano e coloque dentro do forno, que é um local mais quentinho…

Após descansar, abra os discos de pizza, em uma superfície enfarinhada, com o auxílio de um rolo, deixando na espessura que você  mais gostar e dobrando por fora para fazer a borda.
Coloque o disco na assadeira e leve ao forno bem alto (previamente aquecido), por 8 a 10 minutos ou até que forme uma casquinha fininha em cima da massa, o que não pode é ficar molenga.

Agora é esparramar um molho bem gostoso (por aqui sempre usamos tomates pelados refogados com alho e cebola e um tantinho de orégano), um bom queijo mussarela e o que mais a imaginação mandar.
ahh e sabe aquela casquinha delícia? é só abrir a massa bem fininha, polvilhar um queijo parmesão ralado, um orégano e levar no forno para ficar bem crocante.


Nenhum comentário: