sábado, 10 de novembro de 2012

Rocambole de Batata e Camarão

Ingredientes para 4 porçoes

 500 g de batatas
 500 g de camarão
 3 colheres de sopa de manteiga
 1 xícara de leite
 6 gemas
 7 colheres de sopa de queijo ralado
 6 colheres de sopa de amido de milho
 1 colher de sopa de fermento em pó
 4 claras batidas em neve firme
 2 cebola picada
 3 dente de alho picado
 1/2 xícara de óleo
 1/2 k de tomates sem pele, picados
 1/2 folha de louro
 salsa e cebolinha e coentro  picados
 noz-moscada
 sal e pimenta a gosto

Preparo

Coloque 1/3 da manteiga em uma panela e frite 1 cebola e 1 dente alho.
Junte os camarões temperados com sal e limão e refogue em fogo brando durante 3 minutos. Adicione 2 colheres de amido de milho diluídas na 1/2 xícara de leite, 2 gemas, 3 colheres de sopa de queijo ralado, sal, pimenta a gosto e a salsa e cebolinha picadas. Cozinhe, mexendo até engrossar. Reserve.
Faça um molho, fritando a cebola e o alho restantes no óleo. Adicione os tomates e refogue durante mais ou menos 3 minutos. Junte o louro, sal, pimenta, salsa e cebolinha a gosto e cozinhe em fogo brando durante 20 minutos. Reserve.
Prepare a massa misturando as batatas cozidas e descascadas, 1 colher de manteiga, 1 xícara de leite, 4 gemas, 4 colheres de sopa de queijo ralado, o fermento e 4 colheres de sopa de amido de milho. Tempere com sal e pimenta a gosto e agregue delicadamente as claras em neve. Despeje a massa em uma assadeira grande untada e enfarinhada, pincele com gema, polvilhe com queijo ralado e asse em forno quente durante 20 minutos.
Desenforme a massa ainda quente em um guardanapo umedecido e cubra com uma camada grossa do recheio de camarões. Enrole o rocambole com o auxílio do guardanapo. Coloque em uma travessa aquecida, cubra com o molho feito com os tomates e sirva quente, polvilhado com queijo ralado.

Nenhum comentário: