sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ravióli de brie e damasco com molho de laranja e castanhas


Restaurante SeoRosa

Ingredientes massa
280 g de farinha de trigo 120 g de semolina
4 ovos

Ingredientes recheio
200 g de queijo brie cortado em cubos pequenos
200 g de damasco picados finamente

Molho
300 ml de suco de laranja
1 l de creme de leite fresco
1 dose ( 40 ml) de licor de laranja
Castanha triturada

Preparo
Massa: em uma mesa ou balcão, coloque a farinha, faça um furo no centro, quebre os ovos neste buraco e, com um garfo, bata levemente os ovos e vá misturando, aos poucos, a farinha. Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, por cinco minutos no mínimo.
Se a massa grudar, polvilhe um pouco de farinha de trigo e quando a massa estiver bem maleável e homogênea corte-a em dois pedaços para abrir. Ajuste o controle da máquina de massa (manual) para a largura maior. Polvilhe cada pedaço de massa com farinha de trigo e passe pelo menos umas três vezes pelos cilindros sem corte, para abrir a massa.
Ajuste a máquina para espessura mais fina e passe novamente a massa aberta para afinar. A cada passada, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Repita o processo até atingir a espessura desejada – 0,5 mm – para massas recheadas como ravióli.

Recheio
Depois de preparada a massa, elas devem ser recheadas com o damasco e o queijo brie e cortadas em formato de ravióli.

Molho
Reduza o suco de laranja e acrescente o licor de laranja. Agregue o creme de leite e deixe reduzir novamente pela metade. Acerte o sal. Cozinhe a massa em água quente e acrescente ao molho. Prove o molho: caso esteja muito doce, coloque um pouco mais de creme de leite. No momento de servir já no prato, polvilhe em pouco de castanha triturada.

Nenhum comentário: