domingo, 2 de dezembro de 2012

Terrine de fígado de galinha

Ingredientes
400g de fígado de galinha
700g de carne moída de porco
500g de carne moída de boi
300g de gordura moída de porco
Bacon em pedaços
50ml de conhaque
50ml de vinho do porto
¼ tablete de manteiga
Óleo
2 ovos
3 folhas de louro
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de noz-moscada em pó
Castanha-do-pará a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto

Preparo
Tire os nervos dos fígados. Em uma tigela, misture a carne de porco, a carne de boi e a gordura moída com as mãos. Adicione o conhaque e o vinho do porto e continue misturando. Coloque em seguida a canela, o cravo, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Pique a castanha-do-pará e adicione na carne. Por último, coloque os dois ovos inteiros e misture.

Em uma panela, coloque a manteiga e um pouco de óleo para esquentar. Frite os fígados, temperando com sal e pimenta-do-reino. Coloque um pouco de conhaque e fogo para flambar. Para enformar, forre o fundo da travessa com os pedaços de bacon e vá fazendo camadas alternadas com a carne moída e os fígados. Coloque sal e uma última camada de bacon. Por cima de tudo, adicione pimenta do reino e o louro. Coloque a travessa dentro de uma forma maior com água quente e deixe no forno a 180ºC durante 1h30.
Tire do forno e deixe resfriar na geladeira por, no mínimo 3 horas, colocando um peso por cima para que fique mais assentada. Para desenformar, coloque a travessa em uma forma maior com água quente para que a terrine se solte da travessa. Para cortar, passe a faca em água quente para que a carne não grude e se desfaça. Está pronto para servir!


Nenhum comentário: